Medicina Nuclear

2021-magsul-site-exames-medicina-nuclear-800x800pxjpg_Iw7WN01SBtwKBzIuY52nROsWFS8WdvBvUuec44Hs.jpeg

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza técnicas seguras e indolores para obter imagens do corpo e tratar patologias.

É um meio seguro, eficiente, não invasivo e de alta sensibilidade, que permite a detecção de anormalidades na estrutura e na função dos órgãos estudados, com a virtude de identificar precocemente numerosas alterações orgânicas e funcionais.

Além de seu uso no diagnóstico, o método permite avaliar recidivas, acompanhar a evolução, a remissão ou a progressão de certas doenças.

Na atualidade, a Medicina Nuclear é indispensável para diversas áreas da medicina, como cardiologia, oncologia, endocrinologia, traumatologia, entre outras.

Realizamos todos os tipos de cintilografia e PET/CT.


Como o exame é realizado?

O paciente recebe uma dose da substância radioativa utilizada para a realização do exame, por via intravenos. Logo após, o paciente é posicionado em uma maca para que o equipamento possa fazer a leitura dos raios gama, obtendo assim as imagens necessárias para avaliação.


Orientações e contraindicações

O exame é contraindicado em caso de gravidez confirmada ou suspeita.

O preparo pode incluir algumas restrições alimentares e a suspensão temporária de alguns medicamentos, caso o médico solicite. As informações serão passadas no agendamento do exame.